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A 1ª edição do Curso de Capacitação de Gerentes de Dados foi desenvolvida pela AMEO (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo), no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), vinculado ao Ministério da Saúde. Devido ao sucesso da 1ª edição, a AMEO está lançando a 2ª edição revista e ampliada e convida a todos os centros de transplante do país.
O objetivo principal do curso é capacitar profissionais para atuarem como gerentes de dados dos Centros de TMO. É essencial formarmos profissionais preparados para registrar os dados dos transplantes de forma sistematizada e correta. A sistematização dos dados permitirá que cada centro conheça seus resultados, possa desenvolver trabalhos e pesquisas, e esteja preparado para participar dos registros nacionais e internacionais.
O curso visa preparar os gerentes de dados para relatar corretamente os resultados dos transplantes, compreender todos os processos que envolvem o transplante de medula óssea, o diagnóstico, os diversos procedimentos para o tratamento que precedem o transplante, os tipos de transplante, as fontes de células, as complicações, as causas de óbito e a organização do transplante no SUS e na rede de assistência privada. Em relação aos dados, o profissional deve conhecer as ferramentas disponíveis para coleta de dados, os termos necessários para autorizar a coleta, a segurança dos dados, a análise dos dados, os registros nacionais e internacionais de transplantes.
O público-alvo desse curso é o profissional que trabalha em hospitais nas áreas administrativas, tecnologia de informática, profissionais do TMO ou de centros de estudo e pesquisa, com formação técnica, e universitária completa ou incompleta com interesse na área de transplante.
Após a conclusão do curso, o gerente de dados formado deve ter as competências de:
- Compreender as especificidades das doenças que indicam o TMO;
- Conhecer o processo de TMO;
- Saber obter os dados sobre os transplantes realizados na instituição em que trabalha;
- Ler e compreender um prontuário médico de um paciente transplantado;
- Inserir corretamente os dados nos registros de TMO;
- Organizar, gerar e recuperar o banco de dados institucional;
- Organizar planilhas institucionais para avaliação de dados demográficos e sobrevida dos pacientes;
- Organizar e apresentar os resultados dos transplantes realizados nas instituições;
- Ser comprometido e responsável pelas informações fornecidas;
- Conhecer as novas modalidades terapêuticas, os novos tratamentos com terapia celular;
- Avaliar e escolher as ferramentas para armazenar os dados.
A profissão Gerente de Dados ainda não é reconhecida na lista de Classificação Brasileira de Ocupações. Ela é, entretanto, internacionalmente reconhecida, inclusive com encontros científicos próprios nos congressos da Sociedade Americana de Terapia Celular (CIBMTR), no congresso do EBMT e no Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea.
O campo de atuação é imenso e prioritário, já que o profissional habilitado para este trabalho possibilita ao seu serviço conhecer os resultados possibilita conhecer os resultados do transplante. Todos os processos de creditação exigem esta atividade e os centros de transplante precisam de profissionais em regime de dedicação exclusiva para conseguir atender à demanda de levantamento de dados do serviço.
O curso será totalmente virtual, contando com aproximadamente 3 horas semanais de aulas gravadas e 2 horas semanais de aulas interativa e ao vivo (que acontecerão às 4ª feiras das 15h às 17h). Com duração de 9 meses.
O curso é composto por:
1) Três módulos teóricos:
a) Introdução aos conceitos do transplante;
b) Doenças com indicações de transplante;
c) Conhecendo seus dados através da Estatística.
2) Auditoria educativa:
Atividade que ocorre em paralelo ao curso
3) Apresentação final:
Trabalho de conclusão no qual os alunos apresentam os dados coletados, de forma organizada e sistematizada, conforme o aprendizado adquirido durante o curso.
O método avaliativo é composto por:
1) Monitorias – Frequência obrigatória de 70%.
2) Videoaulas – É obrigatório que os alunos assistam 100% das videoaulas.
3) Testes de múltipla escolha ao final de todas as aulas – aproveitamento de no mínimo 80% para poder passar para a próxima aula. Os testes terão até 3 tentativas para o aluno atingir os 80% de acertos.
4) Trabalho de conclusão – Entrega obrigatória
5) Avaliação Final – Prova teste e dissertativa – Requer acerto de 70%.
Os alunos que atingirem os critérios mencionados acima receberão um Certificado de Conclusão do Curso de Capacitação e Atualização para Gerente de Dados em TCTH.
Instrutores
Conteúdo
- 1 Section
- 19 Lessons
- Vitalício
- Módulo 2Este módulo tem o maior conteúdo teórico, nele o aluno será́ introduzido à linguagem técnica da área, aos métodos empregados para o transplante, às etapas da seleção de doador, ao preparo do paciente para o transplante, aos conceitos para compreender o processo do transplante, às toxicidades do condicionamento, às complicações imediatas e tardias, aos exames de avaliação e estadiamento. Serão apresentados casos clínicos preparados previamente para fixar o conhecimento e exemplificar o preenchimento dos formulários.34
- 2.1Boas Vindas – Apresentação do Projeto – Módulo – 23 Minutes
- 2.2Módulo 2 – Semana 1 – Aula 1 – Leucemia Linfoide Aguda I (Ministrada por Carmen Vergueiro)56 Minutes
- 2.3Pós Teste M2 Aula 1 LLA5 Questions
- 2.4Módulo 2 – Semana 1 – Aula 2 – Síndrome Mielodisplásica – SMD- e Neoplasia Mieloproliferativa – NMP60 Minutes
- 2.5Pós Teste M2 Aula 2 SMD10 Questions
- 2.6Módulo 2 – Semana 1 – Aula 3 – Leucemia Mielóide Aguda I36 Minutes
- 2.7Pós Teste M2 Aula 3 LMA5 Questions
- 2.8Módulo 2 – Semana 2 – Aula 4 Mieloma Múltiplo e neoplasia de células plasmáticas40 Minutes
- 2.9Pós Teste M2 Aula 4 Mieloma5 Questions
- 2.10Módulo 2 – Semana 2 – Aula 5 e 6 Linfomas65 Minutes
- 2.12Pós Teste M2 Aulas 5 e 65 Questions
- 2.13Módulo 2 – Semana 3 – Aula 7 Hemoglobinopatias – Anemia Falciforme61 Minutes
- 2.14Pós Teste M2 – Aula 74 Questions
- 2.15Módulo 2 – Semana 3 – Aula 8 Leucemia Mielóide Crônica39 Minutes
- 2.16Pós Teste M2 Aula 8 LMC6 Questions
- 2.17Módulo 2 – Semana 3 – Aula 9 Leucemia Linfóide Crônica21 Minutes
- 2.18Pós Teste M2 Aula 9 LLC5 Questions
- 2.19Módulo 2 – Semana 3 – Aula 10 Anemia aplástica, HPN35 Minutes
- 2.20Pós Teste M2 Aula 10 Anemia Aplástica, HPN10 Minutes5 Questions
- 2.21Módulo 2 – Semana 4 – Aula 11 Anemia Aplástica congênitas48 Minutes
- 2.22Pós Teste M2 Aula 11 Anemias aplásticas congênitas5 Questions
- 2.23Módulo 2 – Semana 4 – Aula 12 Tumores sólidos50 Minutes
- 2.24Pós Teste M2 Aula 12 Tumores sólidos7 Questions
- 2.25Módulo 2 – Semana 5 – Aula 13 TCTH nos erros inatos da imunidade30 Minutes
- 2.26Módulo 2 – Semana 5 – Aula 14 Doenças autoimunes17 Minutes
- 2.27Módulo 2 – Semana 5 – Aula 15 Linfohistiocitose Hemofagocítica HLH35 Minutes
- 2.28Pós Teste M2 Aula 13, 14, 15 Imunodeficiências, HLH, Doenças autoimunes8 Questions
- 2.29Módulo 2 – Semana 5 – Aula 16 Doenças da infância42 Minutes
- 2.30Pós Teste M2 Aula 16 Doenças da infância5 Questions
- 2.31Módulo 2 – Semana 6 – Aula 17 Avaliação dos status das doenças malignas pré e pós transplante (Ministrada por Adriana Seber)30 Minutes
- 2.32Pós-teste M2 Aula 17 – Avaliação dos status das doenças5 Questions
- 2.33Módulo 2 – Semana 6 – Aula 18 Casos de morte após o TCTH53 Minutes
- 2.34Pós-teste M2 Aula 18 – Casos de morte5 Questions
- 2.35Módulo 2 – Semana 6 – Aula 19 Auditoria33 Minutes
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