Clique aqui para visualizar o cronograma do Módulo 1!
A 1ª edição do Curso de Capacitação de Gerentes de Dados foi desenvolvida pela AMEO (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo), no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), vinculado ao Ministério da Saúde. Devido ao sucesso da 1ª edição, a AMEO está lançando a 2ª edição revista e ampliada e convida a todos os centros de transplante do país.
O objetivo principal do curso é capacitar profissionais para atuarem como gerentes de dados dos Centros de TMO. É essencial formarmos profissionais preparados para registrar os dados dos transplantes de forma sistematizada e correta. A sistematização dos dados permitirá que cada centro conheça seus resultados, possa desenvolver trabalhos e pesquisas, e esteja preparado para participar dos registros nacionais e internacionais.
O curso visa preparar os gerentes de dados para relatar corretamente os resultados dos transplantes, compreender todos os processos que envolvem o transplante de medula óssea, o diagnóstico, os diversos procedimentos para o tratamento que precedem o transplante, os tipos de transplante, as fontes de células, as complicações, as causas de óbito e a organização do transplante no SUS e na rede de assistência privada. Em relação aos dados, o profissional deve conhecer as ferramentas disponíveis para coleta de dados, os termos necessários para autorizar a coleta, a segurança dos dados, a análise dos dados, os registros nacionais e internacionais de transplantes.
O público-alvo desse curso é o profissional que trabalha em hospitais nas áreas administrativas, tecnologia de informática, profissionais do TMO ou de centros de estudo e pesquisa, com formação técnica, e universitária completa ou incompleta com interesse na área de transplante.
Após a conclusão do curso, o gerente de dados formado deve ter as competências de:
- Compreender as especificidades das doenças que indicam o TMO;
- Conhecer o processo de TMO;
- Saber obter os dados sobre os transplantes realizados na instituição em que trabalha;
- Ler e compreender um prontuário médico de um paciente transplantado;
- Inserir corretamente os dados nos registros de TMO;
- Organizar, gerar e recuperar o banco de dados institucional;
- Organizar planilhas institucionais para avaliação de dados demográficos e sobrevida dos pacientes;
- Organizar e apresentar os resultados dos transplantes realizados nas instituições;
- Ser comprometido e responsável pelas informações fornecidas;
- Conhecer as novas modalidades terapêuticas, os novos tratamentos com terapia celular;
- Avaliar e escolher as ferramentas para armazenar os dados.
A profissão Gerente de Dados ainda não é reconhecida na lista de Classificação Brasileira de Ocupações. Ela é, entretanto, internacionalmente reconhecida, inclusive com encontros científicos próprios nos congressos da Sociedade Americana de Terapia Celular (CIBMTR), no congresso do EBMT e no Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea.
O campo de atuação é imenso e prioritário, já que o profissional habilitado para este trabalho possibilita ao seu serviço conhecer os resultados possibilita conhecer os resultados do transplante. Todos os processos de creditação exigem esta atividade e os centros de transplante precisam de profissionais em regime de dedicação exclusiva para conseguir atender à demanda de levantamento de dados do serviço.
O curso será totalmente virtual, contando com aproximadamente 3 horas semanais de aulas gravadas e 2 horas semanais de aulas interativa e ao vivo (que acontecerão às 4ª feiras das 15h às 17h). Com duração de 9 meses.
O curso é composto por:
1) Três módulos teóricos:
a) Introdução aos conceitos do transplante;
b) Doenças com indicações de transplante;
c) Conhecendo seus dados através da Estatística.
2) Auditoria educativa:
Atividade que ocorre em paralelo ao curso
3) Apresentação final:
Trabalho de conclusão no qual os alunos apresentam os dados coletados, de forma organizada e sistematizada, conforme o aprendizado adquirido durante o curso.
O método avaliativo é composto por:
1) Monitorias – Frequência obrigatória de 70%.
2) Videoaulas – É obrigatório que os alunos assistam 100% das videoaulas.
3) Testes de múltipla escolha ao final de todas as aulas – aproveitamento de no mínimo 80% para poder passar para a próxima aula. Os testes terão até 3 tentativas para o aluno atingir os 80% de acertos.
4) Trabalho de conclusão – Entrega obrigatória
5) Avaliação Final – Prova teste e dissertativa – Requer acerto de 70%.
Os alunos que atingirem os critérios mencionados acima receberão um Certificado de Conclusão do Curso de Capacitação e Atualização para Gerente de Dados em TCTH.
Instrutores
Curriculum
- 1 Section
- 27 Lessons
- Lifetime
- Módulo 1Este módulo tem o maior conteúdo teórico, nele o aluno será́ introduzido à linguagem técnica da área, aos métodos empregados para o transplante, às etapas da seleção de doador, ao preparo do paciente para o transplante, aos conceitos para compreender o processo do transplante, às toxicidades do condicionamento, às complicações imediatas e tardias, aos exames de avaliação e estadiamento. Serão apresentados casos clínicos preparados previamente para fixar o conhecimento e exemplificar o preenchimento dos formulários.45
- 2.0Boas Vindas – Apresentação do Projeto3 Minutes
- 2.11 O Cenário do Transplante no Brasil35 Minutes
- 2.22 Registro Brasileiro de TCTH: como participar (CIBMTR)27 Minutes
- 2.33 O Processo do TMO, Pontos de Avaliação e Coleta de Dados44 Minutes
- 2.4Pós-teste M1 Aula 35 Questions
- 2.54 Avaliação do paciente e sua doença44 Minutes
- 2.6Pós-teste M1 Aula 45 Questions
- 2.75 Avaliação de doenças infecciosas transmissíveis do doador.34 Minutes
- 2.8Pós-teste M1 Aula 55 Questions
- 2.9Semana 2 – 6 Hematopoese: Avaliação laboratorial hematológica50 Minutes
- 2.10Pós-teste M1 Aula 65 Questions
- 2.11Semana 2 – 7 Citogenética26 Minutes
- 2.12Semana 2 – 8 Marcadores Moleculares16 Minutes
- 2.13Pós-teste M1 Aula 7 e 85 Questions
- 2.14Semana 2 – 9 Comorbidades32 Minutes
- 2.15Semana 2 – 10 HLA32 Minutes
- 2.16Semana 2 – 11 Seleção de Doadores34 Minutes
- 2.17Pós-teste M1 Aulas 9, 10 e 1114 Questions
- 2.18Semana 3 – 12 TCTH alo: O que é, indicações e modalidades42 Minutes
- 2.19Semana 3 – 13 TCTH alo: Fontes de células-tronco38 Minutes
- 2.20Pós-teste M1 Aula 12 e 135 Questions
- 2.21Semana 3 – 14 TCTH alo: Condicionamento, profilaxia e suporte32 Minutes
- 2.22Semana 3 – 15 TCTH auto54 Minutes
- 2.23Pós-teste M1 Aula 14 e 155 Questions
- 2.24Semana 4 – 16 Regime de mobilização70 Minutes
- 2.25Pós Teste M1 Aula 165 Questions
- 2.26Semana 4 – 17 TBI80 Minutes
- 2.27Pós Teste M1 Aula 175 Questions
- 2.28Semana 5 – Aula 18 Complicações imediatas e tardias após o transplante11 Minutes
- 2.29Semana 5 – Aula 19 Reportando as complicações pós HCT nos formulários70 Minutes
- 2.30Pós Teste M1 Aula 18 e 1911 Questions
- 2.31Semana 5 – Aula 20 Toxicidades específicas – Dr. Ulisses80 Minutes
- 2.32Pós Teste M1 Aula 205 Questions
- 2.33Semana 5 – Aula 21 Infecções em pacientes transplantados38 Minutes
- 2.34Pós Teste M1 Aula 216 Questions
- 2.35Semana 6 – Aula 22 GVHD ou DECH80 Minutes
- 2.36Pós Teste M1 Aula 225 Questions
- 2.37Semana 6 – Aula 23 VOD22 Minutes
- 2.38Pós Teste M1 Aula 235 Questions
- 2.39Semana 6 – Aula 24 Comitê de Ética em Pesquisa / Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (por Ana Cláudia Machado Urvanegia)75 Minutes
- 2.40Pós Teste M1 Aula 246 Questions
- 2.41Semana 7 – Aula 25 Car-T Cell122 Minutes
- 2.42Pós Teste M1 Aula 255 Questions
- 2.43Semana 7 – Aula 26 Terapia celular com infusão de linfócitos95 Minutes
- 2.44Pós Teste M1 Aula 265 Questions
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