Por Andressa Villagra

01 de agosto de 2019

A AMEO está participando do Congresso da SBTMO (Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea) 2019 que acontece em Brasília nos dias 1, 2 e 3 de agosto, além do Pré-Congresso que aconteceu no dia 31 de julho. O evento está sendo a oportunidade de a AMEO fazer o lançamento oficial do curso de Capacitação de Gerente de Dados do projeto vinculado ao PRONON.

Os representantes do projeto apresentaram a aula “Projeto AMEO: Capacitação de gerentes de dados em células tronco hematopoiéticas” no IV Encontro de Gerente de Dados para divulgar o curso e contar mais sobre o mesmo. O intuito do projeto é capacitar gratuitamente profissionais de centros de transplante do Brasil inteiro, para a inserção de dados dos pacientes transplantados por cada serviço no banco de dados. O curso servirá para construir uma base de conhecimento para esses profissionais e para ensiná-los a lidar com a ferramenta que possibilita a inserção de dados.

Dentro da programação do Congresso também foi exposto um pôster com as informações do projeto para que quem passasse por lá pudesse conferir cada detalhe do projeto e do curso. No pôster é possível visualizar os objetivos, a metodologia, as etapas do cronograma e os resultados esperados.

Flávia e Renata que fazem parte da equipe técnica da AMEO junto ao pôster em exposição.

O Dr. Ricardo Pasquini, pioneiro nos transplantes de medula óssea no país, ressaltou a imprescindibilidade de registrar os dados de transplante hoje no Brasil. O Dr Nelson Hamerschlak, presidente da SBTMO, destacou ainda a notoriedade do projeto da AMEO no cenário atual de transplante de medula óssea.

A presença da AMEO no Congresso esse ano está sendo muito importante para a divulgação do projeto e principalmente para a propagação da relevância desses profissionais para o Transplante de Medula Óssea no Brasil.